Redação: comentando um edital de concurso


  • "A Prova de Redação será aplicada somente ao Cargo de Analista do MP para a especialidade de Direito." O risco é fazer um texto muito apoiado no jargão técnico.

  • "A redação deverá ser desenvolvida em forma de texto dissertativo-argumentativo, elaborado a partir de um tema contemporâneo relacionado à realidade brasileira a ser proposto." Não será um tema do Direito, mas de atualidades e conhecimento geral: avaliando suas leituras e seu senso crítico.

  • Avaliar-se-á a capacidade do candidato quanto à produção de texto na modalidade culta da língua, a correção, a clareza, a concisão e a propriedade no uso das estruturas da língua padrão.  Isso inclui não só conhecimento, mas técnica em relação à estrutura e expressão adequada, principalmente.

  • "Habilidade e o discernimento do candidato no que tange à adequação da redação ao tema proposto, à pertinência, à suficiência e à relevância dos  argumentos e das  ideias, bem como os aspectos concernentes à concatenação das ideias, à coesão e à coerência textuais." Quanto mais domínio do tema, mais lógica e fluente será a exposição. Ter segurança e posicionamento coerente quanto aos prováveis temas é fundamental.

  • "Somente serão corrigidas as redações dos candidatos que alcançarem o maior número de pontos." Com sua redação, você está competindo entre os melhores. É sua chance de distanciar-se deles!

  • "O candidato deverá obter, no mínimo, 12 (doze) pontos na prova de redação. À redação que não abordar o tema proposto será atribuída a nota zero." Há risco de eliminação.    

  • "Técnicas e Temas": aula preparatória MP-MG, neste domingo, dia 8, das 9h às 13h no meu curso, na Savassi. Máximo 20 participantes. Informações e reservas: melaniacosta@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O recado de Senna - Carlos Alberto di Franco

LYA LUFT: Medo e preconceito

Sobre eucaliptos e jequitibás - Rubem Alves